quinta-feira, 18 de setembro de 2014

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ILZA GUEDES SILVA

A Escola de Tempo Integral Ilza Guedes Silva, tem a capacidade para atendimento de 300 alunos que receberão uniformes personalizados e quatro refeições diárias. Dispõe de excelente estrutura que contempla os padrões do MEC.
Ambiente pedagógicos: 5 salas de aula, biblioteca, laboratório de informatica, sala de áudio e vídeo e atividades múltipla;
Ambientes administrativos: Secretaria, diretoria, sala de técnica (reuniões);
Quadra Poliespotiva;
Área de alimentação: Refeitório e cozinha;
Para valorização da agricultura familiar e promoção da alimentação saudável dispõe do Projeto Mandala.



Visita de Jorge Portugal 








COLÉGIO MUNICIPAL DE ANDARAÍ

Objetivos:
Despertar o gosto pela pesquisa e experiência;
Inspirar o trabalho em grupo;
Incentivar a busca de soluções para problemas reais;
Favorecer a sistematização do conhecimento.

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA DARCY PINA DANTAS

O Colégio Darcy Pina Dantas, busca sempre trabalhar com amor, dedicação, responsabilidade e respeito, visando o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e também do próprio desenvolvimento dos profissionais.

ESCOLA MUNICIPAL LUIZ VIANA FILHO

FOLCLORE BRASILEIRO


O saber popular é um dos pontos de partida para fazer o pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento,compreensão e análise das conquistas desta cultura e seus diversos determinantes. Além da importância de se preservar as tradições de um povo,com isso percebemos que é importante trabalhar diferentes culturas com as crianças.




quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA STEFANO TALENTI

INTRODUÇÃO

A Escola de Tempo Integral Stefano Talenti foi inaugurada no dia 28 de setembro de 2013, sendo criada, oficialmente, por Decreto do Executivo Municipal nº 639, de 07 de janeiro de 2013.
O prédio da Unidade Escolar está localizado na Rua Beira Rio,  Bairro do Alto do Ibirapitanga.
A Escola dispõe de seis salas de aula, uma sala de multimídia/Biblioteca, laboratório de informática, diretoria, secretaria escolar, sala técnica pedagógica, almoxarifado, cozinha, despensa, refeitório, vestiário e dez banheiros.
Além disso, conta com quadra de esportes comunitária e Projeto Mandala (horta circular) e pomar, onde são cultivados legumes, frutas e verduras para o consumo da escola.
        Os alunos entram na escola às 7h30min e saem às 17h00min. Recebem 4 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço e lanche reforçado (à tarde). Em um turno trabalham-se as disciplinas de base comum, no turno oposto é a vez das atividades diversificadas, com aulas de música, dança, informática, esporte, capoeira, artes, reforço escolar, aula de leitura e ética e cidadania.
         Neste ano, estão sendo atendidos aproximadamente cento e   quarenta alunos, com faixa etária de seis a dezessete anos, distribuídos em  turmas de 1º  ao 5º ano.


terça-feira, 16 de setembro de 2014

ESCOLA MATERNA INFANTIL MARIA AMÉLIA MENEZES SANTOS

                                Projeto de Leitura



  • Leitura Pelos Pais



  • Sessões Simultânea de Leituras

  • Sarau de Poesias





                             

ESCOLA MUNICIPAL CARLOS SANTANNA

                                    Projeto Meio Ambiente


    • Crianças Fazem uma Horta

    Tema: Horta escolar
    Público- alvo: alunos do Ensino Fundamental: 4º ano
    Área do conhecimento: Educação Ambiental
    Tempo previsto: duas semanas (estudo/para o plantio)

    Objetivos:


    • Criar uma horta e cuidar dela.
    • Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
    • Valorizar o meio ambiente.


    Tempo estimado

    Depende do que será plantado.

    Material necessário

    Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.

    Desenvolvimento

    Antes de começar, verifique a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.

    1ª ETAPA

    Pergunte quem conhece uma horta. Para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.

    2ª ETAPA

    Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas - delas podem surgir boas idéias para receitas. Leve as crianças ao refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.



    3ª ETAPA

    Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta de que ela vai cuidar. Proteja o papel com plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado, proponha às crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografe para que todos comparem essa etapa com as outras.


    4ª ETAPA

    A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar.

    5ª ETAPA

    Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.

    6ª ETAPA

    Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas.

    Produto final

    Horta.

    Avaliação

    Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.











    segunda-feira, 15 de setembro de 2014

    ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL MARGENTINA GUIMARÃES SILVA

    • Inauguração

    A nova Andaraí que surge a cada dia, surgiu mais robusta ainda, quando, Sábado, pela manhã, o Governo da Evolução entregou à comunidade do Rio Utinga, a Escola de Tempo Integral professora Margentina Guimarães Silva. 3ª neste modelo do município e a 2ª na zona rural. Todas construídas com 100% de recursos próprios. Os professores, funcionários, autoridades, pais, alunos e as centenas de pessoa que compareceram à inauguração ficaram orgulhosas ao conhecerem as novas instalações de mais uma fábrica de conhecimento.
    “É valorizando a zona rural com educação de qualidade que realizamos a verdadeira reforma agrária. Quando vejo o Coral da Ilza Guedes se apresentar sempre tenho esta certeza. Por isso, aqui, construímos novas salas e adequamos a antiga escola para esta nova realidade. Com a educação em tempo integral  estamos preparando nossas crianças para serem e saberem diferenciar homens sérios  de seres oportunistas. Começamos aqui a solidificar o futuro dos filhos e netos dos senhores. Fiscalize, denuncie. Assim, estarão nos ajudando a plantar mais amor no coração e fazer as mudanças na velocidade que nossa Andaraí precisa. ”, destacou o prefeito, Wilson Cardoso.
    “São projetos como estes que fazem o povo deixar de sobreviver e passar a viver com dignidade. São escolas como esta, das quais estive presentes nas três inaugurações, que temos que nos orgulhar. Daqui os alunos sairão mais fortalecidos com cidadãos. É  a educação encarada com prioridade”, frisou o assessor da Senadora Lídice da Mata, Rodrigo Hita. Se Rodrigo já demonstrava orgulho, imagine a satisfação da professora Lídia Guimarães, irmã de Maju, a homenageada. “Esta escola eternizará os objetivos que Maju sempre buscou na vida. Ela lutava pela justiça social e igualdade, principalmente, entre o campo e a cidade”, revelou Lídia.
    Responsabilidade
    Quem também não se aguentava de felicidade era a Secretária Municipal de Educação, Isa Dourado Bacelar.  “Tenho muito honra de ser secretária neste momento. Entregar mais uma escola de tempo integral na zona rural é um marco inesquecível. Obrigado Wilson Cardoso por nos mostrar que os investimentos realizados na educação não devem ser vistos como despesas. Eles nos darão retorno dobrado. Andaraí terá um futuro brilhante. Obrigado comunidade por nos ajudar  tornar este sonho  real”, afirmou a Secretária.
    Desta vez o sonho se concretizou para os 130 crianças do Assentamento Rio Utinga, Nova Aliança e Mata Verde. Iguais aos alunos da Escola de Tempo Integral Ilza Guedes Silva, no Assentamento Itaguassu VII, a primeira a ser inaugurada, e da Padre Stefano Tallent, na sede, os estudantes terão aulas diversificas, de música, teatro, dança, capoeira e etc. Receberão cinco refeições, fardamento, terão acompanhamento médico-odontológico, dentre outros.  “Após estudarem neste modelo educacional, nossas crianças serão, no futuro próximo, cidadãos críticos e capazes de cumprir seus deveres, defendendo seus direitos sempre respaldados na ética”, salientou Denise Mirna, diretora da Escola Ilza Guedes.
    Até o final de abril, a Escola São Carlos, do Assentamento do Mocambo, também, será transformada em escola de tempo integral. O Governo da Evolução não para.
    A nova Andaraí que surge a cada dia, surgiu mais robusta ainda, quando, Sábado, pela manhã, o Governo da Evolução entregou à comunidade do Rio Utinga, a Escola de Tempo Integral professora Margentina Guimarães Silva. 3ª neste modelo do município e a 2ª na zona rural. Os professores, funcionários, autoridades, pais, alunos e as centenas de pessoa que compareceram à inauguração ficaram orgulhosas ao conhecerem as novas instalações de mais uma fábrica de conhecimento.




    CONTINUAR LENDO...

    http://www.andarai.ba.gov.br/secretarias/educacao-esporte-e-cultura/educacao?start=12




    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

    • Jornada Pedagógica 2014

    Com o Tema Avaliação escolar: um desafio na prática pedagógica, o Governo da Evolução, através da Secretária municipal de Educação, deixou claro a importância de se pensar na avaliação do aluno,  propondo, inclusive, uma auto análise do atuar pedagógico. Cerca de 300 funcionários: professores, coordenadores, monitores, diretores e vices, além de autoridades municipais, e profissionais da empresa Cida Treinamentos, participaram do encontro que evidenciou os novos rumos educacionais no município.

    CONTINUAR LENDO...

    ATIVIDADES








    PARA COLORIR






    sexta-feira, 12 de setembro de 2014

    DICAS DE LIVROS

    • João Esperto Leva o Presente Certo


    O livro traz a história de João, um menino pobre que recebe um convite muito especial: para comparecer à festa de aniversário de 10 anos da princesa do reino. Quando sua mãe diz que ele não teria com o que presentear a aniversariante, João tem uma grande ideia: fazer um lindo bolo! O que ele não sabia é que teria que enfrentar muitas dificuldades pelo caminho (pássaros, um gigante, um urso!). Será que o bolo resistirá a todos os contratempos? O final é criativo e surpreendente (e eu não vou contar aqui para não estragar a sua leitura!).


    •    O Ratinho, O Morango Maduro, e O Grande Urso Esfomeado

    Uma fábula que discute a luta entre a força dos grandes e a esperteza dos pequenos. Na história, o ratinho quer esconder o morango do urso a todo custo. Será que ele vai conseguir? Vai perder o morango? Ou será que vão aprender a dividir?


    • Lino

    O porquinho Lino mora em uma loja de brinquedos. Sua grande amiga Lua, uma coelha branca, um dia desaparece. E daí se desenrola uma história de mistério que fala sobre a amizade. Vamos torcer por eles?


    •    Poesia na Varanda

    Um livro cheio de encanto, que mostra a poesia do cotidiano, presente nas gotas da chuva, numa tarde no quintal, numa noite de luar.

     

     

    •    O Sofá que Engoliu as Crianças

    O novo sofá, que não gostava muito de crianças, traça um plano para se ver livre dos três pimpolhos. Oferece balas, doces e refrigerantes à vontade, até que os três ficam empanturrados e prontos para serem… engolidos! Essa é a deixa para a autora discutir o uso desses “alimentos” pelas crianças, mostrando que não trazem benefícios à nutrição dos pequenos. Enfim, uma mensagem importante, contada de forma leve para que os filhotes entendam.


    • Animais do Zoológico


     Arte de Modelagem é perfeito para os pais que, assim como as crianças, gostam de brincar de massinha (eu, eu, eu!!!!). Ele ensina de maneira fácil a fazer os bichos que as crianças encontram em um zoológico, como a arara, o rinoceronte, a zebra… além dos preferidos de muitos pequeninos – leões, girafas e elefantes! Ou seja, a brincadeira continua em casa!