terça-feira, 16 de setembro de 2014

ESCOLA MUNICIPAL CARLOS SANTANNA

                                    Projeto Meio Ambiente


    • Crianças Fazem uma Horta

    Tema: Horta escolar
    Público- alvo: alunos do Ensino Fundamental: 4º ano
    Área do conhecimento: Educação Ambiental
    Tempo previsto: duas semanas (estudo/para o plantio)

    Objetivos:


    • Criar uma horta e cuidar dela.
    • Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
    • Valorizar o meio ambiente.


    Tempo estimado

    Depende do que será plantado.

    Material necessário

    Terra, cascas de frutas e legumes, mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado, plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.

    Desenvolvimento

    Antes de começar, verifique a melhor época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para retirá-las da terra.

    1ª ETAPA

    Pergunte quem conhece uma horta. Para que serve? Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de cuidados, como sol e água.

    2ª ETAPA

    Que ingredientes são usados em uma salada? Registre as respostas - delas podem surgir boas idéias para receitas. Leve as crianças ao refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.



    3ª ETAPA

    Aqui a horta começa realmente. Faça uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta de que ela vai cuidar. Proteja o papel com plástico para não molhá-lo quando a horta for regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma. Num canto ensolarado, proponha às crianças que revolvam a terra com pazinhas. Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente, apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografe para que todos comparem essa etapa com as outras.


    4ª ETAPA

    A horta precisa de cuidados diários: água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as crianças a entender por que vão murchar.

    5ª ETAPA

    Separe as fotos com o passo-a-passo da horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.

    6ª ETAPA

    Hora da colheita. Na cozinha, as crianças podem lavar as plantas.

    Produto final

    Horta.

    Avaliação

    Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.












                  Projeto de Leitura de Bairro

    Favorecer a comunidade local e funcionários a oportunidade de está em contato com os diversos gêneros textuais e aos alunos a oportunidade de representar através de teatro. Os livros lidos,despertando deste modo  a apreciação pela leitura ampliando assim o repertório linguístico para o trabalho de leitura e escrita.
















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário