Projeto Meio Ambiente
- Crianças Fazem uma Horta
Público- alvo: alunos do Ensino Fundamental: 4º ano
Área
do conhecimento: Educação Ambiental
Tempo
previsto: duas semanas (estudo/para o plantio)
Objetivos:
- Criar uma horta e cuidar dela.
- Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
- Valorizar o meio ambiente.
Tempo
estimado
Depende do que será plantado.
Material
necessário
Terra, cascas de frutas e legumes,
mudas ou sementes, regador, pá de jardim, imagens do que será plantado,
plástico transparente, fita adesiva e palitos de churrasco.
Desenvolvimento
Antes de começar, verifique a melhor
época para plantar a espécie escolhida. Além das verduras, raízes (como
cenoura) despertam curiosidade nos pequenos: eles ficam ansiosos para
retirá-las da terra.
1ª ETAPA
Pergunte quem conhece uma horta. Para
que serve? Conte que os vegetais são seres vivos. Por isso, precisam de
cuidados, como sol e água.
2ª ETAPA
Que ingredientes são usados em uma
salada? Registre as respostas - delas podem surgir boas idéias para receitas.
Leve as crianças ao refeitório e mostre alguns vegetais. Alerte para a
importância de lavar bem as mãos antes de tocar na comida.
Aqui a horta começa realmente. Faça
uma placa com o nome da criança, a data e uma foto da planta de que ela vai
cuidar. Proteja o papel com plástico para não molhá-lo quando a horta for
regada. Depois cole as fichas em palitos de churrasco e entregue-as à turma.
Num canto ensolarado, proponha às crianças que revolvam a terra com pazinhas.
Cada uma deve fazer um pequeno buraco, transplantar sua muda ou semente,
apertar a terra em volta e molhá-la. Fotografe para que todos comparem essa
etapa com as outras.
4ª ETAPA
A horta precisa de cuidados diários:
água (fora dos horários de sol a pino) e observação para detectar pragas. O que
acontece se as plantas não receberem água ou luz suficiente? Use duas plantas
extras: uma ficará sem ser regada. A outra, coberta por uma caixa. Estimule as
crianças a entender por que vão murchar.
5ª ETAPA
Separe as fotos com o passo-a-passo da
horta e peça que as crianças coloquem em ordem, avaliando o crescimento das plantas.
6ª ETAPA
Hora da colheita. Na cozinha, as
crianças podem lavar as plantas.
Produto final
Horta.
Avaliação
Compare observações, dúvidas e
comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com
sua planta.
Projeto de Leitura de Bairro
Favorecer a comunidade local e funcionários a oportunidade de está em contato com os diversos gêneros textuais e aos alunos a oportunidade de representar através de teatro. Os livros lidos,despertando deste modo a apreciação pela leitura ampliando assim o repertório linguístico para o trabalho de leitura e escrita.
Projeto de Leitura de Bairro
Favorecer a comunidade local e funcionários a oportunidade de está em contato com os diversos gêneros textuais e aos alunos a oportunidade de representar através de teatro. Os livros lidos,despertando deste modo a apreciação pela leitura ampliando assim o repertório linguístico para o trabalho de leitura e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário