quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PROFESSORA STEFANO TALENTI

INTRODUÇÃO

A Escola de Tempo Integral Stefano Talenti foi inaugurada no dia 28 de setembro de 2013, sendo criada, oficialmente, por Decreto do Executivo Municipal nº 639, de 07 de janeiro de 2013.
O prédio da Unidade Escolar está localizado na Rua Beira Rio,  Bairro do Alto do Ibirapitanga.
A Escola dispõe de seis salas de aula, uma sala de multimídia/Biblioteca, laboratório de informática, diretoria, secretaria escolar, sala técnica pedagógica, almoxarifado, cozinha, despensa, refeitório, vestiário e dez banheiros.
Além disso, conta com quadra de esportes comunitária e Projeto Mandala (horta circular) e pomar, onde são cultivados legumes, frutas e verduras para o consumo da escola.
        Os alunos entram na escola às 7h30min e saem às 17h00min. Recebem 4 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço e lanche reforçado (à tarde). Em um turno trabalham-se as disciplinas de base comum, no turno oposto é a vez das atividades diversificadas, com aulas de música, dança, informática, esporte, capoeira, artes, reforço escolar, aula de leitura e ética e cidadania.
         Neste ano, estão sendo atendidos aproximadamente cento e   quarenta alunos, com faixa etária de seis a dezessete anos, distribuídos em  turmas de 1º  ao 5º ano.


PROJETO COPA DO MUNDO 2014

Justificativa

O gosto pelo futebol parece ser uma das poucas unanimidades nacionais do Brasil. As diferenças sociais, políticas e econômicas, tão marcantes no dia-a-dia do país diluem-se quando a equipe verde-amarela entra em campo e entoa o hino nacional. De alguma forma, a nação brasileira somente se vê inteira durante as Copa do Mundo de Futebol.
Dado o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele serão desenvolvido situações didáticas pertinentes ao desenvolvimento da aprendizagem dos nossos alunos, visando o enriquecimento de nossas aulas através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.


Objetivo geral:
Conhecer a história das Copas do Mundo fazendo o uso dela para trabalhar as competências curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e culturais, valorizando o contexto social em que o evento acontece.

Objetivos específicos:
Reconhecer a importância da história de nosso País em Copas do Mundo;
Conhecer a história e organização da Copa do Mundo 2014;
Compreender a necessidade do trabalho coletivo para o sucesso do grupo;
Identificar os Países participantes da copa do mundo;
Identificar informações implícitas e explícitas no texto;
Buscar informação a partir de uma pergunta que se formulou sobre o tema;
Avançar no texto buscando elementos que permitam compreender melhor ou voltar atrás quando se perdeu uma informação relevante;
Anotar para compreender melhor, para reter informações importantes ou para poder voltar a localizar uma informação;
 Anotar perguntas que surgem a partir da leitura;;
Grifar o que considera relevante;
Planejar o texto considerando o gênero e seu contexto de produção;
Produzir texto de autoria estruturando de maneira a garantir a progressão coerente, levando em conta o gênero e o seu contexto de produção;
Revisar o texto levando em conta os aspectos estudados na analise e reflexão sobre a língua e a linguagem;

Conteúdos:

 Leitura (textos informativos, mapas, gráficos, tabelas);
Escrita/ produção textual (ficha técnica, listas, verbetes, textos informativos, cartazes, tabelas, gráficos);
Gráficos;
Mapas;
 Historia da Copa do Mundo;
Copa do Mundo FIFA 2014;
A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo;
Mascotes das Copas/ Mascote 2014;
 A Brazuca;
A música da Copa do Mundo 2014;
Cidades sedes da Copa do Mundo – Estádios;
 Os Países participantes da Copa do Mundo 2014;
  Seleção Brasileira;
Sorteios que definiu os grupos do Mundial;
Os juízes escolhidos para apitar os jogos;
Tabelas dos jogos;

Produto final
Exposição de todos os trabalhos realizados durante o projeto e apresentações na arraiá do Fuleco.

Público alvo:  
4º e 5º ano

Tempo estimado: 
dois  bimestres – I e II unidades (duas aulas por semana);







Nenhum comentário:

Postar um comentário