INTRODUÇÃO
A Escola de Tempo Integral Stefano Talenti foi
inaugurada no dia 28 de setembro de 2013, sendo criada, oficialmente, por
Decreto do Executivo Municipal nº 639, de 07 de janeiro de 2013.
O prédio da Unidade Escolar está localizado na Rua
Beira Rio, Bairro do Alto do
Ibirapitanga.
A Escola dispõe de seis salas de aula, uma sala de
multimídia/Biblioteca, laboratório de informática, diretoria, secretaria
escolar, sala técnica pedagógica, almoxarifado, cozinha, despensa, refeitório,
vestiário e dez banheiros.
Além disso, conta com quadra de esportes comunitária
e Projeto Mandala (horta circular) e pomar, onde são cultivados legumes, frutas
e verduras para o consumo da escola.
Os alunos entram na escola às 7h30min e saem
às 17h00min. Recebem 4 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço e
lanche reforçado (à tarde). Em um turno trabalham-se as disciplinas de base
comum, no turno oposto é a vez das atividades diversificadas, com aulas de
música, dança, informática, esporte, capoeira, artes, reforço escolar, aula de
leitura e ética e cidadania.
Neste
ano, estão sendo atendidos aproximadamente cento e quarenta alunos, com faixa etária de seis a
dezessete anos, distribuídos em turmas
de 1º ao 5º ano.
Justificativa
O
gosto pelo futebol parece ser uma das poucas unanimidades nacionais do Brasil.
As diferenças sociais, políticas e econômicas, tão marcantes no dia-a-dia do
país diluem-se quando a equipe verde-amarela entra em campo e entoa o hino
nacional. De alguma forma, a nação brasileira somente se vê inteira durante as
Copa do Mundo de Futebol.
Dado
o momento atual em que todas as atenções estão voltadas para a Copa do mundo de
Futebol mostra-se relevante a aplicação do presente projeto, pois através dele
serão desenvolvido situações didáticas pertinentes ao desenvolvimento da
aprendizagem dos nossos alunos, visando o enriquecimento de nossas aulas
através da excepcional história do futebol de nosso país em Copas do Mundo.
Objetivo geral:
Conhecer
a história das Copas do Mundo fazendo o uso dela para trabalhar as competências
curriculares através de temas relevantes como diferenças étnicas, sociais e
culturais, valorizando o contexto social em que o evento acontece.
Objetivos específicos:
Reconhecer a importância da história
de nosso País em Copas do Mundo;
Conhecer a história e organização da
Copa do Mundo 2014;
Compreender a necessidade do trabalho
coletivo para o sucesso do grupo;
Identificar os Países participantes da
copa do mundo;
Identificar informações implícitas e
explícitas no texto;
Buscar informação a partir de uma
pergunta que se formulou sobre o tema;
Avançar no texto buscando elementos
que permitam compreender melhor ou voltar atrás quando se perdeu uma informação
relevante;
Anotar para compreender melhor, para
reter informações importantes ou para poder voltar a localizar uma informação;
Anotar perguntas que surgem a partir
da leitura;;
Grifar o que considera relevante;
Planejar
o texto considerando o gênero e seu contexto de produção;
Produzir
texto de autoria estruturando de maneira a garantir a progressão coerente,
levando em conta o gênero e o seu contexto de produção;
Revisar
o texto levando em conta os aspectos estudados na analise e reflexão sobre a
língua e a linguagem;
Conteúdos:
Leitura
(textos informativos, mapas, gráficos, tabelas);
Escrita/
produção textual (ficha técnica, listas, verbetes, textos informativos, cartazes, tabelas, gráficos);
Gráficos;
Historia da Copa do Mundo;
Copa do Mundo FIFA 2014;
A escolha do Brasil como sede da Copa
do Mundo;
Mascotes das Copas/ Mascote 2014;
A Brazuca;
A música da Copa do Mundo 2014;
Cidades sedes da Copa do Mundo –
Estádios;
Os Países participantes da Copa do
Mundo 2014;
Seleção Brasileira;
Sorteios que definiu os grupos do
Mundial;
Os juízes escolhidos para apitar os
jogos;
Tabelas dos jogos;
Produto
final:
Exposição de
todos os trabalhos realizados durante o projeto e apresentações na arraiá do
Fuleco.
Público alvo:
4º e 5º ano
Tempo estimado:
dois bimestres – I e II unidades (duas aulas por
semana);
Nenhum comentário:
Postar um comentário